quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Carreiras profissionais.

Hoje pesquisei no nosso bom e velho amigo #Google o simples termo ''carreira profissional'' e o que me chamou atenção foram as notícias do fim da carreira profissional do fenômeno Ronaldinho, ou melhor, Ronaldo Luís Nazário de Lima. Agora imagina só esse nome em uma folha de papel logo abaixo do termo ''Currículo''. O cara teve uma carreira profissional brilhante, reconhecido mundialmente como um fenômeno na arte de jogar bola. Se fossemos comparar ele com um grande profissional do mundo dos negócios, com certeza ele se chamaria Carlos Slim, Eike Batista ou Sílvio Santos.
Mais ai vem a questão, será que ele fez curso para chegar aonde chegou? Será que ele preocupou-se na hora de larga os estudos e não ter nem tentado prestar um vestibular? Será que isso era importante para a carreira que ele queria seguir? É obvio que pelo resultado que alcançou isso não era necessário.

Mais depois desse arrodeio todo, o ponto onde eu quero chegar se chama FOCO! FOCO! FOCO! go go go!!!

Galera..para construirmos uma carreira profissional precisamos no inicio de tudo sabermos onde querermos chegar, o que queremos ser, quando, e o que vou precisar para tal feito. O Ronaldinho não precisou frequentar uma boa faculdade para se dar bem na sua carreira, muito menos fazer curso de especialização ou um MBA. Mais ele precisava treinar futebol todos os dias e assim ele fez por mais de 20 anos de sua vida, isso por que ele desde pequeno sabia onde queria chegar e direcionou suas ações de vida para o seu sucesso profissional. E é esse um dos pontos chaves para uma brilhante carreira profissional, seja você um empreendedor interno ou externo. Tenha foco, direcione seus esforços, seja organizado e determinado. Procure uma formação condizente com a área almejada que um dia a sua vaga vai estar esperando por você, se estiver devidamente preparado.
Um caso pessoal, eu mesmo, sempre quis fazer administração por que meu sonho é constituir minha empresa, mais já que não tenho grana decidi trabalhar em empresas privadas para levantar uma grana, beleza. Trabalhar em empresa privada com um nível de qualificação que qualquer um acha por ai, eu não iria juntar é dinheiro nenhum com o mísero salário que nos pagam. Foi daí que saí do meu emprego de dois anos em uma média empresa onde atuei nas áreas de RH e ''faz de tudo'' para traçar meu foco que agora é a área bancária. Por sorte com uma semana de desempregado consegui um estágio no Banco do Brasil, coisa que já vai dar um up no meu currículo, e que eu vou poder me espelhar nos bons gerentes que me cercam. Mais e ai..parar por ai? Nunca...depois de fazer uma limpeza no meu currículo e tirar vários cursos que não condiziam com a minha área almejada, decidi fazer cursos de formação na área de negócios e produtos bancários aqui mesmo pelo NE, procurando me diferenciar um pouco mais dos demais e concorre com um bom nível a um emprego em grandes bancos privados. Depois conto o resultado dessa aventura.
Mais é isso galera, dêem uma olhada na área que vocês almejam, na formação que esta tendo e vê se dar certo...caso não dê, sempre é hora para recomeçar! Espero que tenham gostado das dicas e espero comentários e exemplos pessoais para discutirmos experiências.


Alex Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário